Bolsistas do PIBID Pedagogia Uneal/Campus I participam do II Congresso Cientifico do IESC: Desafios e Perspectivas da Formação Continuada

| |
0 comentários


A programação do II Congresso Científico do IESC é o resultado da programação conjunta de três eventos paralelos, dentre eles a VI Semana de Pedagogia, que  apresenta como tema geral ''Da pesquisa para a prática e da prática para a pesquisa: questões no âmbito da formação e da prática docente''. O evento acontece nos dias 7, 8, 9 de Novembro e tem como objetivo analisar o que as pesquisas têm a oferecer para aperfeiçoar o trabalho docente e como a própria prática tem levantado questionamento para o trabalho dos pesquisadores. 
O cotidiano escolar se mostra um ambiente rico em experiências que motivam as licenciandas do curso de Pedagogia a pesquisarem sobre a problemática da educação e com isso apresentar os resultados a comunidade acadêmica. Com esse intuito submetemos e tivemos aprovados os seguintes trabalhos:

Título
                    Autoras
A inclusão da criança com autismo em uma escola de ensino regular: um estudo de caso.
        Amanda Magalhães Barbosa
        Jaqueline da Cruz Zacarias
        Késia Natália Medeiros
        Ruth Kesia Silva Nogueira
Pibib/pedagogia: um estudo das dificuldades de aprendizagem de alunos do primeiro ano de uma escola pública estadual do município de arapiraca – al

        Ruth Kesia Silva Nogueira  
        Amanda Magalhães Barbosa 
        Kyvia Camila Pinheiro dos Santos
        Elizete Santos Balbino

Fonte: Iesc

Leia Mais

Coordenadoras do PIBID/Pedagogia/ UNEAL - Campus I, participam do II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação que acontecerá nos dias 1, 2 e 3 de Novembro, na cidade do Porto - Portugal

| |
0 comentários
Professoras Cristina e Elizete participam da abertura do II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação 




Apresentação


II Encontro Luso-Brasileiro sobre o Trabalho Docente e Formação, realizado em conjunto com a Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e a Rede Latino-Americana de Estudos Sobre Trabalho Docente (Red ESTRADO), tem como tema central Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança. A escolha deste tema foi motivada pela necessidade de se discutirem alternativas ao atual cenário do trabalho docente, nomeadamente através de novas articulações entre práticas docentes, processos e produtos de investigação, e políticas educacionais e de carreira, para todos os níveis de educação e ensino.

A realização desse evento justifica-se pela necessidade de se promover o fortalecimento da investigação e da produção intelectual na área do trabalho docente e de se estimular o intercâmbio e a inserção internacional de investigadores sobre o tema.

 Objetivos
  • Divulgar e compartilhar pesquisas educacionais realizadas no Brasil, em Portugal, América Latina e no exterior que tenham como eixo temático o trabalho docente e formação;
  • Formar e consolidar redes de mobilidade, intercâmbio e cooperação académica nacional e internacional entre Programas de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, da UFAL e das demais universidades parceiras;
  • Mobilizar docentes, investigadores e orientadores e estudantes de pós-graduação dos grupos das instituições envolvidas, para a ampliação da formação de mestres e doutores no Brasil e em Portugal, bem como contribuir para a produção científico-académica no âmbito dos Programas de Pós-Graduação envolvidos;
  • Contribuir para o estreitamento de parcerias que permitam o desenvolvimento e aprimoramento teórico e metodológico dos grupos de pesquisa ligados aos programas de estudos pós-graduados, fomentando o conhecimento e a divulgação sobre a problemática do trabalho docente.
 Público Alvo

Investigadores de Portugal, do Brasil e outros que investiguem a problemática do Trabalho Docente em todos os níveis, etapas e modalidades, alunos de pós-graduação em Educação e áreas afins.

Fonte: FPCE
Leia Mais