Edital Pibid n° /2012 CAPES
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID
DETALHAMENTO DO SUBPROJETO (Licenciatura)
Necessidades formativas de professores dos anos inicais do ensino fundamental
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID
DETALHAMENTO DO SUBPROJETO (Licenciatura)
Necessidades formativas de professores dos anos inicais do ensino fundamental
1. Nome da Instituição
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UF AL
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Universidade Estadual de Alagoas
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2. Subprojeto de Licenciatura em:
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Pedagogia
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3. Coordenador de Área do
Subprojeto:
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Nome: Cristina Maria Bezerra de
Oliveira
CPF: 177.458.704-10
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Departamento/Curso/Unidade:
Pedagogia – Campus I – Arapiraca – AL
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Endereço residencial: Rua Neide
Barbosa Rocha, 327, bairro São Luiz
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CEP: 57.301-403
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Telefone: DDD (82 ) 99750444/
88553150
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E-mail: cristinambo@hotmail.com
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Link para o Currículo Lattes:
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4. Apresentação da
proposta (máximo 1 lauda)
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O Curso de Pedagogia – Campus I, da Uneal, tem sua origem através do
Parecer do Conselho Estadual de Educação de Alagoas nº 109/1994, na
perspectiva de formar um sujeito sócio-histórico dotado de uma variedade de
conhecimentos, capaz de superar os desafios e de instigar o graduando em
Pedagogia para o trabalho com a pesquisa e a extensão
em uma perspectiva – formativa,
investigativa, dialógica e interdisciplinar – sob as quais pretendemos
desenvolver as ações aqui previstas.
A presente investigação encontra sua
relevância no âmbito da formação de educador dos anos iniciais do ensino
fundamental na perspectiva de que a qualidade da educação está estreitamente
relacionada à formação de seus profissionais. Sendo assim, contribuir com a
reflexão sobre os problemas de formação que afligem os profissionais de
ensino fundamental em nossos dias constitui-se no principal objetivo deste
trabalho.
Compreendemos necessidades formativas como
lacunas de conhecimentos dos professores relativos à área de atuação no
desenvolvimento de sua prática pedagógica. Em outros termos, procuramos
identificar, segundo Monteiro (1987, apud GARCIA, 1998, p. 66), problemas,
carências e deficiências percebidas pelos professores no desenvolvimento do
ensino ou, ainda, de acordo com Blair e Lange (1990, apud GARCIA, 1998, p.
66), a discrepância entre o que é (a prática habitual) e o que deveria ser (a
prática desejada).
Assim, o presente estudo busca identificar necessidades formativas dos professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental da Escola Estadual de Educação Básica 30 de Outubro, tendendo 426 alunos em tempo integral, tendo como Ideb 2,8, em 2009, localizada na zona urbana de Arapiraca – AL, e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Lourenço de Almeida, contando com 1.085, com Ideb 2,9, localizada na zona rural de Arapiraca – AL, constituindo-se, a nosso ver, um dos primeiros passos na tentativa de melhorar a formação inicial e continuada e de se assegurar o direito dos alunos a uma experiência educativa de qualidade que realmente seja prazerosa e, consequentemente, os indicadores educacionais das escolas.
A opção pelas referidas escolas, tem seu fundamento no Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica-Ideb e das dificuldades encontradas pelos
docentes, frente às inovações metodológicas recorrentes das transformações
sociais. Com vistas à superação das dificuldades identificadas, vislumbramos
nesse projeto, uma possibilidade de inserir novas metodologias no contexto da
sala de aula, favorecendo o processo ensino-aprendizagem, de modo
significativo.
Identificamos esta pesquisa como pesquisa-ação colaborativa. Tal
perspectiva permite aos participantes uma cultura de análise das práticas
passíveis de gerar mudanças tanto nas dimensões pessoal e profissional como
no âmbito das instituições, além de uma troca de conhecimentos – em
colaboração – entre pesquisadores, acadêmicos e educadores.
A pesquisa-ação colaborativa permite,
ainda, que ocorra por parte do pesquisador e dos colaboradores, um esforço
para produzir uma reflexão na prática, pois ambos os lados trazem
conhecimentos diferentes para o trabalho conjunto (ZEICHNER, 1998).
Para a concretização desse projeto, contaremos
com a participação de 10 (dez) bolsistas do curso de Pedagogia da
UNEAL/Campus I, um coordenador da Universidade e 02 (dois) professores supervisores
das escolas selecionadas para acompanhar e orientar nossos bolsistas, no
âmbito da escola de Ensino Fundamental.
Referências:
GARCIA, C.
M. Pesquisa sobre a formação de professores: o conhecimento sobre aprender a
ensinar. Revista Brasileira de Educação, n. 9, p. 51-75, Set/Out/Nov/Dez. 1998.
ZEICHNER, K. M. Para além da divisão
do professor-pesquisador e pesquisador acadêmico. In: GERALDI, C. M.;
FIORENTINI, D.; PEREIRA, E. M. A. Cartografias
do trabalho docente. Campinas: Mercado de Letras, 1998.
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5. Ações Previstas
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1. Socialização da proposta com a equipe pedagógica da escola participante;
2. Seleção dos estudantes-bolsistas e do professor/supervisor da escola de educação básica
3.Conhecimento da estrutura da escola e seu funcionamento pelos alunos-bolsistas e coordenador, buscando analisar seu Projeto Político Pedagógico;
4.Realização de entrevistas individuais com os professores/supervisores visando possibilitar que estes elaborem sentidos e significados da profissão docente;
5. Realização de encontros para problematização coletiva dos registros e das práticas pedagógicas dos professores supervisores, associadas aos registros dos estudantes bolsistas;
6.Reunião com a coordenação do projeto, professores/supervisores e estudantes bolsistas para definição das oficinas pedagógicas;
7.Observar o funcionamento da sala de aula e as metodologias aplicadas buscando identificar metodologias favoráveis à aprendizagem dos alunos;
8.Elaboração de material didático-pedagógico;
9.Realização de oficinas pedagógicas com os envolvidos no projeto;
10.Reunião quinzenal com os envolvidos no projeto para acompanhamento dos avanços e propostas de intervenção para as dificuldades;
11.Reunião com a equipe envolvida para planejamento do Seminário Geral;
12.Realização de seminário geral para divulgação das ações semestrais;
13.Divulgação do projeto Pibid/pedagogia/Uneal, na mídia;
14.Sistematização/Relatório das atividades do subprojeto;
15.Produção e publicação de artigos científicos sobre as experiências vividas no Subprojeto.
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6. Resultados
Pretendidos
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1.Desenvolvimento de professores reflexivos em contraposição a um modelo de formação prescritivo tecnicista;
2.Mudanças nas práticas, resultantes de elaboração reflexiva acerca do cotidiano do trabalho docente, resultando em melhoria dos indicadores do Ideb;
3.Reflexão teórica, prática e metodológica dos professores/supervisores e estudantes bolsistas;
4.Vivificar um modelo de profissão baseado na gestão coletiva e pública do ofício;
5.Entendimento da escola básica como instância importante na continuidade do processo formativo do professor;
6.Fortalecimento da relação entre escola e universidade como instâncias importantes para o aperfeiçoamento profissional;
7. Produção de artigos pelos envolvidos no projeto;
8. Apresentação dos resultados da pesquisa em eventos educacionais;
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7. Cronograma
específico deste subprojeto
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Atividade
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Mês de início
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Mês de conclusão
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Socialização da
proposta com a equipe pedagógica da escola participante
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agosto 2012
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agosto 2012
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Seleção
dos estudantes-bolsistas e do professor/supervisor da escola de educação
básica
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agosto 2012
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agosto 2012
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Conhecimento da estrutura da escola
e seu funcionamento pelos alunos-bolsistas e coordenador, buscando analisar
seu Projeto Político Pedagógico
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setembro 2012
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setembro 2012
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Realização
de entrevistas individuais com os professores/supervisores visando
possibilitar que estes elaborem sentidos e significados da profissão docente
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outubro 2012
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outubro 2012
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Realização
de encontros para problematização coletiva dos registros e das práticas
pedagógicas dos professores supervisores, associadas aos registros dos
estudantes bolsistas
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novembro 2012
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novembro 2012
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Observar
o funcionamento da sala de aula e as metodologias aplicadas buscando
identificar outras metodologias favoráveis à aprendizagem dos alunos
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novembro 2012
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Dezembro
2012
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Reunião
com a coordenação do projeto, professores/supervisores e estudantes bolsistas
para definição das oficinas pedagógicas
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dezembro
2012
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março 2013
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Elaboração
de material didático-pedagógico
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fevereiro 2013
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março 2013
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Realização
de oficinas pedagógicas com os envolvidos no projeto
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fevereiro 2013
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março 2013
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Reunião
quinzenal com os envolvidos no projeto para acompanhamento dos avanços e
propostas de intervenção para as dificuldades
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agosto 2012
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agosto 2013
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Reunião
com a equipe envolvida para planejamento do Seminário Geral
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dezembro 2012
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maio 2013
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Realização
de Seminário Geral para divulgação das ações semestrais
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fevereiro 2013
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julho 2013
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Divulgação
do projeto Pibid/pedagogia/Uneal, na mídia
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dezembro 2012
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junho 2013
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Sistematização/Relatório
das atividades do Subprojeto
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dezembro 2012
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junho 2013
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Produção
e publicação de artigos científicos sobre as experiências vividas no subprojeto.
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março 2013
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julho 2013
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*Inserir
linhas
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8.
Outras informações relevantes (quando aplicável)
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Recursos
de Capital necessários ao desempenho das ações:
Máquina fotográfica, filmadora,
tesouras, grampeador industrial, computador e impressora e livros para o uso
dos envolvidos no projeto.
Os
recursos designados ao custeio:
Aquisição de materiais de expediente
para desenvolvimento das ações do Subprojeto, tais como: papel A4, papel
madeira, cartolina, tinta para impressora, CD, DVD, pendrive, cola, estilete, fita adesiva, caneta, lápis, giz de
cera, hidrocor, borracha, grampos, clipes, pistola para cola quente, cola
quente etc.
Fotocópias de materiais necessários
para execução de atividades;
Serviços prestados para alimentação;
Pagamento de Pró-labore aos
facilitadores das oficinas;
Passagens para congressos,
simpósios, mesas redondas, seminários, e/ou outros eventos pertinentes,
semestralmente.
Outros.
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